Na última semana, um grupo de nortenses participou do curso de pintura em tecido, uma técnica que teve origem na Indonésia, segundo dados históricos. Era praticada por princesas e suas damas por disporem de tempo para trabalhar os tecidos. Geralmente usavam seda e preparavam em casa as tintas que eram extraídas das plantas nativas. Mantinham segredo da fórmula das pigmentações.
Em São José do Norte, o curso foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sindicato Rural do Rio Grande.
Através da técnica, as participantes tiveram momentos de distração e revelaram seus talentos. Aprenderam variadas técnicas de pintura em tecido, como a porcelanizada, o tingimento Tie Dye a frio (lê-se tai dai), country e recortada.
A finalidade de cursos como este é promover a capacitação profissional, o aumento da renda familiar e revelar e aperfeiçoar talentos. Também, ajuda a elevar a autoestima e proporciona a integração, a troca de ideias e de experiências.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMSJN