Engenheiro Alberto Rodrigues de Sá, 266, Centro.

Escritor italiano conta passagem de farrapos pelo município

001

Dois personagens que deixaram marcas na Guerra dos Farrapos foram o centro da conversa entre o prefeito Jorge Madruga e o pesquisador italiano Mauro Gavillucci na última semana. A passagem do casal Giuseppe e Anita Garibaldi pelo Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina – incluindo a batalha do 16 de Julho – foi contada em livro lançado nas comemorações dos 150 anos de unificação da Itália.

O relato minucioso sobre os revolucionários vai alem da mítica travessia de embarcações pelo mar de campo, quando percorreram aproximadamente 80km com os lanchões Farroupilha e Seival, entre o rio Capivari e Tramandaí. A história é revista desde a ligação do almirante farroupilha com os carbonários, passando pelo nascimento do filho primogênito Menotti em solo nortense; em local hoje considerado território do município vizinho de Mostardas.

Após muitos combates Guiseppe foi sepultado na ilha de Crapera, ao norte de Sardenha; Anita, sua parceira de armas, teve seus restos mortais depositados junto à um monumento em sua homenagem na Cidade Eterna – Roma. O escritor também conversou por boa parte da manhã com o assessor de políticas públicas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), José Fernando Costa, o diretor executivo da Secretaria-Geral de Governo (SGG) Paulo Maio e o historiador do Instituto Histórico e Geográfico de São José do Norte (IHGSJN), Fernando Costamilan.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMSJN