Engenheiro Alberto Rodrigues de Sá, 266, Centro.

SISTEMA DA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DO NORTE É VÍTIMA DE RANSOMWARE

Na última Quinta-feira (07) o servidor da prefeitura de São José do Norte foi infectado por um vírus conhecido como “Ransomware”, prejudicando o sistema e criptografando todo seu banco de dados, tornando impossível diversos serviços que necessitam do sistema. Embora exista backup regular, o último backup estava armazenado no servidor e também pode estar infectado.

Ransomware é um código malicioso que criptografa e restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um resgate para que o acesso possa ser restabelecido, caso não ocorra o mesmo, os arquivos podem ser perdidos, é o famoso “sequestro de dados”. De acordo com o site da ESET, em 2017 o Brasil teve 14% das infecções deste tipo e o Peru foi o que mais foi afetado em todo o mundo com 25,1%.

Através da prefeita Fabiany Zogbi Roig, conversamos com o Chefe de TI da prefeitura de São José do Norte, Ronério Abreu e relatou que uma cópia do disco rígido contendo dados do sistema foi enviada para empresas da capital do estado (Porto Alegre) especializadas em descriptografia de dados para verificar a possibilidade dos dados serem recuperados. Informou também que só terá um laudo conclusivo mais ou menos no prazo de 6 dias. Se a resposta for negativa, restará apenas a restauração de um backup, o que não evitará de que alguns dados (mesmo sendo poucos) sejam perdidos.

Foto: Internet

%d blogueiros gostam disto: